GLO

Operação Ponte Aérea completa 15 dias

FAB divulga dados dos esforços da atuação nos aeroportos no contexto da GLO
Publicada em: 22/11/2023 18:30
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Marize Torres
Edição: Agência Força Aérea

Com a atuação das forças de segurança para combate ao crime organizado por meio da Garantia da Lei e da Ordem (GLO), a Força Aérea Brasileira (FAB) vem cumprindo ações preventivas e repressivas nos aeroportos internacionais de Guarulhos, em São Paulo, e do Galeão, no Rio de Janeiro. Em articulação com os demais órgãos governamentais envolvidos, a Força Aérea Numerada 34 (FAN 34), subordinada ao Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), divulga o primeiro balanço da Operação Ponte Aérea, que completou 15 dias no dia 21/11. 

As atividades são realizadas em colaboração com a Polícia Federal, Receita Federal, Polícia Rodoviária Federal, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Polícias Militar e Civil de ambos estados, atuando na área operacional dos aeroportos internacionais do Galeão e de Guarulhos, nas áreas de movimentação de bagagens, fiscalização de cargas suspeitas ou passageiros e funcionários que estejam na rotina dos aeroportos, com ajuda de cães farejadores, patrulha dos perímetros dos aeroportos com uso de viaturas e militares armados atuando em pontos sensíveis e também com realização de rondas nos saguões.

Ação de revista

A atuação de revista pela Operação Ponte Aérea está sendo feita da forma mais discreta possível, sempre respeitando a integridade e os direitos de cada funcionário ou passageiro, sem interferir no fluxo das aeronaves e no ir e vir.

Nos primeiros 15 dias da Operação, 358 pessoas e 51 veículos foram revistados, de acordo com as premissas de preservação da integridade física, psíquica e moral do revistado.

Horas de patrulhamento e faro

As ações de patrulhamento somam 230 horas e 10 minutos, enquanto as atividades de faro totalizam 35 horas e 40 minutos, alcançando um volume de cerca de 4.102 metros cúbicos, o que equivale a aproximadamente 70 caminhões baú de grande porte.

Cooperação Interagências

Ao todo, já foram aproximadamente 77 horas de operação interagências, ou seja, envolvendo outras forças de segurança e agências. Conforme as palavras do Subcomandante da Operação Ponte Aérea, Brigadeiro de Infantaria José Roberto de Queiroz Oliveira, esta pode ser considerada a primeira operação em conjunto e de cooperação, com atribuição específica, em atuação, de forma sinérgica, com outros organismos Federais, como Polícia Federal, Polícia Rodoviária  Federal, Receita Federal e demais Agências intervenientes na área aeroportuária, com objetivos comuns de aprimorar o combate ao tráfico de drogas, de armas e outras condutas ilícitas.

Força Aérea Numerada 34

Força Aérea Numerada (FAN) é um Comando Operacional da Força Aérea organizado para a execução de uma missão com objetivos específicos e duração limitada, sendo desativado após o cumprimento da missão.

Na Operação Ponte Aérea, a FAN 34 foi criada com atribuições de planejar, coordenar e executar o controle e supervisão de todas as ações aeroespaciais, de acordo com as diretrizes demandadas dos escalões superiores; coletar, processar e avaliar resultados, custos e lições aprendidas; e estreitar as relações com as demais forças singulares e com os órgãos governamentais.   

Fotos: Sargento Neris / CECOMSAER